O Galo está nas oitavas de final da Copa Libertadores 2022. Na noite desta quinta-feira (19/05), o Atlético Mineiro venceu o Independiente del Valle por 3 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, e com o resultado garantiu a classificação com uma rodada de antecedência.
O artilheiro Hulk marcou dois gols e Sávio um. Vargas diminuiu para o time equatoriano. Com o resultado, o Atlético-MG chegou aos 11 pontos e faltando apenas uma rodada, não pode mais ser alcançado pelo Independiente del Valle, que soma cinco pontos no Grupo D da competição, que tem ainda o Tolima, na segunda colocação, com oito pontos, e o lanterna América-MG, já eliminado.
O jogo
O Atlético começou a partida pressionando os adversário e, empurrado pela massa nas arquibancadas, chegou ao primeiro gol logo aos oito minutos do primeiro tempo. Após passe de Allan, Hulk chutou no canto do goleiro adversário para fazer o primeiro gol do time no jogo, e o seu 17º gol em 19 partidas pelo time mineiro neste ano.
Em vantagem no marcador, o Atlético passou a cadenciar o jogo e os equatorianos mal pegaram na bola. O Galo teve ótimas chances com Ademir e Nacho para ampliar o placar, mas pararam no goleiro Moisés. A melhor chance do Independiente foi aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Bauman chutou, a bola desviou na zaga mineira, enganou o goleiro Rafael, mas saiu para fora, rente à trave.
Na segunda etapa, o Galo chegou ao segundo gol logo também no começo e, novamente com Hulk, aos 11 minutos. O atacante recebeu passe de Nathan, avançou e, de cavadinha, tocou por cima do goleiro.
Aos 36 minutos, em uma das poucas jogadas do Independiente del Valle, Vargas descontou após cruzamento na área atleticana. Com 2 a 1 no placar e vaga praticamente garantida, o Atlético só administrou a partida, mas ainda deu tempo para o terceiro, que veio nos acréscimos, com Sávio, aos 50 minutos. Ele recebeu a bola na lateral do campo, cortou para a perna esquerda e chutou no canto para os fundos das redes.
A vitória não só deu ao Galo a classificação como também estabeleceu um recorde na Libertadores. Agora, o Atlético está a 18 partidas sem perder na competição. Antes, a marca era do Flamengo, na temporada 2020-21, e do Sporting Cristal, dos anos 1960, com 17 partidas invictas cada.