Não é segredo para ninguém que o São Paulo está em busca de um atacante de velocidade no mercado da bola. No início do ano o clube chegou a negociar com Soteldo e com Douglas Costa, mas acabou esbarrando nos valores. A situação do elenco nessa posição ficou ainda mais crítica após a saída do jovem Marquinhos, vendido recentemente para o Arsenal, da Inglaterra.
Sem nenhum jogador de velocidade para iniciar o contra-ataque, o técnico Rogério Ceni indicou a contratação de Marinho, que fez muito sucesso no Santos, mas que foi deixado de lado no Flamengo, onde não está tendo oportunidades com o técnico Paulo Sousa.
Na atual temporada, Marinho chegou a ser testado na ala esquerda do clube carioca, mas não foi aprovado pelo técnico português. Atualmente, o atacante só tem oportunidades quando o treinador escala uma equipe reserva, como foi contra o Altos-PI, pela Copa do Brasil, e Universidad Católica, pela Libertadores da América.
Após a indicação de Rogério Ceni, a diretoria do São Paulo foi atrás de informações a respeito das condições do atleta. O Tricolor consultou a diretoria do Flamengo, mas não se animou em avançar para uma proposta oficial pelo atacante.
O clube deve priorizar a contratação de jogadores mais jovens e com vencimentos mais baixos do que os de Marinho. A faixa de idade que interessa ao São Paulo no momento é dos 23 aos 28 anos, para dar uma reequilibrada no elenco, que já conta com jogadores experientes e com outros bem jovens, recém chegados das categorias de base.