No ginásio Pedrocão lotado, o Franca Basquete foi campeão do NBB (Novo Basquete Brasil). Na noite desta quinta-feira (9), o time venceu o jogo 4 da final diante do Flamengo, por 80 a 65 e fechou a série em 3 a 1 e conquistou pela primeira vez o título da competição.
Nem mesmo os 24 pontos de Mineiro, cestinha da partida, foram suficientes para evitar a derrota. Com 19 pontos para Franca, Lucas Dias foi o destaque do time francano.
Com o resultado, um dos mais tradicionais clubes de basquete do Brasil voltou a comemorar um título nacional após 23 anos. A última conquista foi em 1999, diante do Vasco, no Maracanãzinho. Essa foi o 12° título Brasileiro da equipe francana.
O jogo
Franca começou o jogo em um ritmo avassalador. Com as bolas de três pontos de Santiago Scala, o time converteu seis bolas de 10 tentadas e abriu 20 pontos de frente (28 a 8) no primeiro quarto. Já o Flamengo tentou nove arremessos de três pontos e não acertou nenhum.
No segundo período, os cariocas continuaram errando, enquanto Adyel e Márcio pontuação para Franca que ampliou para 24 pontos a vantagem. Mas nos minutos finais, Mineiro conseguiu pontos importantes e diminuiu a diferença para 19 pontos, mas Franca voltou a abrir e fechou o primeiro tempo em 49 a 26, parcial de 21 a 18.
No terceiro quarto, o jogo não mudou. Franca apenas trocou pontos e manteve a diferença na casa dos 20 pontos de vantagem e o terceiro período ficou em 21 a 18 para o Flamengo.
Nos últimos 10 minutos finais, o Flamengo tentou acelerar o jogo para tirar a vantagem de Franca, mas seguia mal nos ataques e na defesa. Com o passar do tempo, os francanos só administrou o placar para soltar o grito de campeão! E festa garantida em Franca.