Gigantes brasileiros que já caíram para a Série B

O Campeonato Brasileiro é sem sombra de dúvidas uma das competições mais regulares do futebol mundial.

O Campeonato Brasileiro é sem sombra de dúvidas uma das competições mais regulares do futebol mundial. Afinal de contas, reúne diversos clubes de grande expressão, sendo que mais de dez já foram campeões nacionais em pelo menos duas oportunidades. Mas, afinal de contas, você sabe quais gigantes brasileiros já caíram para a Série B?

PUBLICIDADE

O Brasileirão costuma ser tão disputado que até mesmo times multivencedores já tiveram as suas fases ruins, a ponto de serem rebaixados para a segunda divisão – a famosa Série B. Para se ter uma ideia, somente quatro equipes nunca caíram de divisão no nacional: Flamengo, Santos, São Paulo e, mais recentemente, o Cuiabá – que ascendeu a pouco tempo.

Dito isso, confira alguns dos gigantes brasileiros que já foram rebaixados para a segunda divisão do Brasileirão:

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Cruzeiro

Um dos dois maiores clubes de Belo Horizonte e do Brasil, o Cruzeiro cansou de empilhar títulos ao longo da sua história. Com quatro campeonatos brasileiros na conta, duas Libertadores e incríveis seis Copas do Brasil (o maior vencedor da competição), a Raposa se manteve por muitos anos como um dos invencíveis da elite do futebol.

PUBLICIDADE

No entanto, depois de 2018 as coisas começaram a dar errado. Depois de uma década excelente e repleta de conquistas, o Cruzeiro começou a sofrer por conta de dívidas e escândalos de corrupção que levaram o clube à exaustão. O resultado foi o rebaixamento no Brasileirão de 2019, o primeiro de toda a sua história.

PUBLICIDADE

Palmeiras

Se formos levar em consideração somente os títulos do Brasileirão, é possível dizer que o Palmeiras é o maior do Brasil. Afinal de contas, ao longo de toda a sua história o Verdão empilhou incríveis 10 títulos do Campeonato Brasileiro, tendo sido o último há não muito tempo, em 2018.

Mas mesmo os grandes podem ruir. O Palmeiras faz parte da lista de gigantes brasileiros que já caíram para a Série B e, ao contrário do Cruzeiro, caiu duas vezes ao longo de sua história. O primeiro rebaixamento da equipe aconteceu em 2002, depois do difícil período do fim da era Parmalat. Em 2012 o clube voltou a ser rebaixado, em um momento em que acumulou várias dívidas.

Grêmio

Um dos maiores vencedores da Libertadores do Brasil, com três títulos ao todo, o Grêmio é sem sombra de dúvidas gigantesco. A equipe gaúcha não conquistou apenas o Brasil e a América, com Copas e Campeonatos, como também o Mundo – ainda que uma única vez em toda a sua história.

Mesmo assim, o Grêmio também é um dos gigantes brasileiros que já caíram para a Série B. E não foram em poucos momentos não, uma vez que o clube foi rebaixado três vezes em um período de trinta anos: a primeira ida à Série B ocorreu em 1991; a segunda, em 2004 e a terceira em 2021.

Menções honrosas

Apesar de fazerem parte da lista de gigantes brasileiros que já caíram para a Série B, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio não são os únicos. O trio divide espaço com outros grandes clubes do país como, por exemplo, Vasco, Botafogo e Fluminense – os maiores que por mais vezes foram rebaixados. Corinthians, Internacional e Atlético Mineiro também fazem parte desse grupo.