Já faz quase 20 anos que o Campeonato Brasileiro não é disputado em um sistema de mata-mata, como costumava ser antes de 2003. De lá para cá, muitos times protagonizaram vitórias que culminaram em títulos marcantes da competição. Mas, afinal de contas, você conhece as melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos?
Desde que foi implementado o sistema dos pontos corridos, oito clubes tiveram o prazer de serem campeões da Série A do Brasileirão. Alguns, inclusive, foram protagonistas em campanhas simplesmente históricas, com vitórias atrás de vitórias e uma regularidade ímpar, porém necessária, para a conquista desse título.
Dito isso, confira quais foram as melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos:
Flamengo – 2019
No topo da lista de melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos está o Flamengo de 2019, tido como um dos times mais marcantes da história do rubro-negro. Naquele ano, o Mengão emplacou incríveis 90 pontos na competição, terminando o campeonato com 28 vitórias, 6 empates e apenas 4 derrotas em 38 jogos.
Comandado pelo português Jorge Jesus, que até hoje deixa saudades para a torcida rubro-negra, o Flamengo de 2019 foi campeão também da Libertadores. O clube contava com um elenco estrelado com Gabigol, que voltava a brilhar no Brasil depois de uma passagem apagada pela Europa, Arrascaeta, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e companhia.
Atlético Mineiro – 2021
O Atlético Mineiro ficou com a segunda colocação na lista das melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos. Ao sair de uma fila de espera de 50 anos, o Galo foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2021 com incríveis 84 pontos somados, conquistados com 26 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.
O elenco vitorioso e de peso do Atlético Mineiro contava com excelentes jogadores como Hulk, Diego Costa, Arana, Ewerton e por aí vai. O Galo fez uma das mais equilibradas campanhas de todos os tempos da competição.
Corinthians – 2015
O terceiro colocado na lista de melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos é o Corinthians de 2015. O Timão terminou o Campeonato Brasileiro daquele ano com 81 pontos, a maior pontuação até então, após acumular 24 vitórias, 9 empates e 5 derrotas em 38 jogos.
Em 2015, o Corinthians contava com um elenco que misturava experiência e juventude – o que geralmente costuma dar certo. O time comandado por Tite, atualmente técnico da seleção brasileira, contava com nomes como Malcom, Jadson, Rodriguinho, Renato Augusto, Ralf, Gil e, obviamente, o goleiro Cássio.
Cruzeiro e Palmeiras – 2014, 2016 e 2018
Na quarta colocação da lista de melhores campanhas do Brasileirão na era dos pontos corridos temos dois clubes empatados, em três momentos diferentes. Estamos falando do Cruzeiro de 2014 e o Palmeiras de 2016 e 2018, foram campeões do Campeonato Brasileiro com 80 pontos.
Em 2014, o Cruzeiro foi campeão ao embalar 24 vitórias, 8 empates e 6 derrotas em 38 jogos disputados. Pode-se dizer que aquele foi o último grande elenco da Raposa, que contava com Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, Lucas Silva, Júlio Baptista e outros vários jogadores em momentos excelentes de suas carreiras.
Das duas vezes em que foi campeão na década de 2010, o Palmeiras pontuou igual. Em 2016, os 80 pontos foram alcançados com 24 vitórias, 8 empates e 6 derrotas – campanha idêntica ao do Cruzeiro de 2014. Já em 2018 a situação foi um pouco mais “apertada”: 23 vitórias, 11 empates e 4 derrotas.