O Grêmio trabalha para diminuir a folha salarial, mas pretende tomar decisões assertivas, a fim de evitar complicações em negociações. Com vencimentos elevados, o Tricolor sabe que precisará se desfazer de alguns jogadores nesta janela e deve começar pelos veteranos com altos salários.
Entre os nomes favoritos para deixar o atual elenco, encabeçam os volantes Thiago Santos e Lucas Silva, que encorpam a folha, mas os interessados são limitados. Isso porque, exatamente por terem um salário elevado, os dois até possuem alguns clubes de olho, mas que esbarram nas pedidas.
Thiago Santos é quem esteve mais próximo de sair, mas foi rapidamente brecado pela diretoria. O Tricolor faz a exigência de uma saída em definitivo para eliminar os custos com o veterano. Alguns clubes procuraram os gaúchos, mas nenhum avançou em definitivo para acertar a chegada do volante, contestado pela torcida do Grêmio.
Grêmio pode perder promessa da base
Antes considerado um nome constante no segundo tempo do Grêmio, o jovem meia Gabriel Silva, de 20 anos, pode ter seus dias contados no Tricolor Gaúcho. O promissor nome das categorias de base perdeu espaço com Roger Machado, viu a ascensão de Pedro Lucas e pouco atuou nos últimos jogos.
No entanto, o atleta goza de respaldo na Europa e clubes já sondaram a situação do atleta. Com contrato recentemente renovado com o Grêmio, Gabriel Silva possui uma multa de 40 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões) e é uma alternativa de venda para o Imortal respirar financeiramente.