in

Fim da profissão de bandeirinha? FIFA estuda a instalação de robôs nas laterais dos campos

Após a instalação do VAR (árbitro de vídeo) nas partidas de futebol em todo o mundo, a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos grandes campeonatos de futebol pelo mundo.

Publicidade

Está  inovação poderá acabar com profissões antigas e conhecidas desde os primórdios do futebol como a de bandeirinha, que agora está ameaçada, após o anúncio de que a FIFA está estudando a instalação de robôs nas laterais dos gramados.

De acordo com informações do jornal inglês Mirror, a entidade máxima do futebol estaria analisando a possibilidade de não usar mais bandeirinhas nas partidas, e sim robôs, robôs estes que seriam coordenados por computadores e que teriam a capacidade de julgar cobranças de laterais, escanteios e de impedimentos.

Publicidade

Departamento interno da FIFA foi criado para analisar a instalação de ‘robôs bandeirinhas’

Certamente a possibilidade da substituição de árbitros assistentes por robôs irá causar muita polêmica entre aqueles que defendem a essência do futebol e a não utilização de tecnologias nas partidas, no entanto, o tema é tratado internamente na FIFA com muita seriedade, seriedade tamanha, que até um departamento para estudar a instalação dos robôs nas partidas já foi criado para analisar a eficácia da tecnologia na realidade do futebol.

Publicidade

A princípio, a tecnologia seria para facilitar a tomada de decisões

Os estudos acabaram de ser iniciados, no entanto, num futuro próximo a tecnologia poderia sim ser implantada, mas a principal preocupação da cúpula da FIFA seria a facilidade de que a tecnologia poderia trazer aos árbitros assistentes e também a garantia de 100% de que erros não aconteçam mais no decorrer das partidas, facilitando assim a excelência na aplicação das regras do futebol.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.