Campeões do primeiro turno que não ganharam o Brasileirão

Poucos sabem, mas é quase uma regra o fato de que o campeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro acabe vencendo o troféu no fim da competição. Desde 2003, ano em que o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos, foram 16 edições do torneio e em apenas 4 oportunidades o campeão do primeiro turno não conseguiu vencer a competição no fim do ano. Pois é, em 75% das oportunidades o vencedor do primeiro turno leva o caneco.

PUBLICIDADE

4 – Grêmio (2008) 

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008 o grêmio deu m show. Foi um futebol bonito de se ver, que fez com que a equipe gaúcha terminasseprimeiro turno na primeira colocação, 5 pontos à frente do segundo colocado (Cruzeiro) e 8 pontos à frente do quarto colocado (São Paulo). No fim do ano, o São Paulo conquistou o título com 3 pontos a mais que o Grêmio.

3 – Internacional (2009) 

No ano seguinte ao vexame do Grêmio, foi a vez do seu principal rival sofrer damesma forma. A equipe gaúcha terminou o primeiro turno com 37 pontos e 64,9% de aproveitamento e viu o Flamengo sair da sétima posição com 29 pontos para se sagrar campeão no fim do ano com 67, dois pontos a mais que o Inter.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

2 – Atlético-MG (2012) 

Com 75,4% de aproveitamento no primeiro turno (o maior da história), poucos acreditavam que o Atlético não seria campeão. Contudo,o Fluminense também fez uma campanha espetacular e venceu o torneio no fim do ano com 5 pontos a mais que o Atlético.

PUBLICIDADE

1 – São Paulo (2018) 

Na última temporada o São Paulo foi responsável por representar o maior exemplo de queda de rendimento entre dois turnos. O clube paulista venceu o primeiro turno com 41 pontos, mas no fim do ano viu o Palmeiras se sagrar campeão enquanto o Brasil viu o São Paulo terminar o ano em quinto colocado.

PUBLICIDADE