Sorteio define os grupos da próxima Copa do Nordeste; veja potes

Nesta quinta-feira (26), às 19h30 (de Brasília), será realizado o sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. A cerimônia ocorre em Aracaju e definirá os confrontos da primeira fase do tradicional torneio regional.

PUBLICIDADE

Ausente nos últimos dois anos, o Sport marcará presença na edição de 2020. Atual campeão do torneio e integrante da elite nacional, o Fortaleza também estará na disputa. Com apenas dois anos de existência, o Frei Paulistano, do Sergipe, debutará na competição após conquistar o estadual de forma heroica em 2019.

Os moldes da Copa do Nordeste 2020 serão os mesmos da edição desta temporada: duas chaves com oito equipes cada, e os confrontos serão cruzados. 

PUBLICIDADE

Como estão os potes?

Os clubes foram alocados em quatro potes de acordo com o ranking de pontuação da CBF. No pote 1 estão Bahia, Sport, Vitória e Ceará – equipes melhores posicionadas. O segundo pote conta com Santa Cruz, CRB, Fortaleza e Náutico. O pote 3 é composto por ABC, CSA, Botafogo-PB e América-RN, enquanto o último pote tem Confiança, River-PI, Imperatriz e Frei Paulistano-SE.

PUBLICIDADE

Classificação

As 16 equipes serão distribuídas em dois grupos com oito integrantes cada, sendo que os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de quartas de final. Neste recorte, o 1º do A encara o 4º do A, o 2º do A pega o 3º do A. No outro grupo, a composição segue a mesma: o 1º confronta o 4º, enquanto 2º e 3º disputam a outra vaga na semifinal.

PUBLICIDADE

Maiores campeões

Com quatro títulos conquistados (1997, 1999, 2003 e 2010), o Vitória é o maior vencedor na história da Copa do Nordeste. O rubro-negro baiano é seguido pelo arquirrival Bahia e Sport, que levaram o troféu em três oportunidades. Ceará, Campinense, Fortaleza, Santa Cruz, América-RN e Sampaio Corrêa, aparecem com um título cada.