Os 4 que voltam para série A e as chances de permanência dos clubes

Os quatro clubes que saíram da série B deste ano, para a elite do futebol nacional já foram definidos.  Bragantino, Sport Recife, Coritiba e Atlético Goianiense são os clubes que estarão de volta para a divisão principal. 

PUBLICIDADE

Já a briga pela sobrevivência e consequente permanência na série principal ainda é uma luta que deve durar até a última rodada. Faltando 3 jogos para o encerramento, matematicamente 5 clubes ainda correm riscos de queda, sendo que dois já sacramentaram a despedida.

Avaí e Chapecoense já desceram há pelo menos uma rodada. O CSA é a equipe que virtualmente está rebaixada, com o índice de queda alarmante de 99% e deve mesmo ficar com a terceira vaga, o clube não depende mais de si, precisa vencer e de uma combinação de resultados para escapar, podendo apenas alcançar o Ceará.

PUBLICIDADE

Já a quarta e derradeira vaga é que é o caos generalizado. O Cruzeiro é o que corre o maior risco, o clube viu suas chances dispararem após o empate em casa contra o Avaí e a derrota para o CSA em jogos considerados ‘imperdíveis de seis pontos’, e agora viu seus adversários diretos ganharem fôlego.

PUBLICIDADE

O Ceará, juntamente como o Cruzeiro, é o outro principal concorrente na luta, se o clube mineiro tem 73% de risco de queda, os nordestinos possuem 26% e ainda tem um risco muito moderado para esta altura da competição. A coisa para os mineiros poderia ficar ainda mais feia se o Athletico Paranaense não empatasse o confronto contra os cearenses nos minutos finais.

PUBLICIDADE

Botafogo e Fluminense, apesar de não terem vencido, possuem chances irrisórias de 1% cada.